Quinta da Disciplina - BDSM&SSC




Muitas vezes já tive que responder esta pergunta: O que é BDSM? E por uma falta de bom senso do meu questionador ele imediatamente rejeitou a ideia por não imaginar que existe uma regra de ouro chamada SSC, sigla esta mais desconhecida que BDSM.

Então ponha-se de joelhos que estamos começando a quinta da disciplina com o tem BDSM & SSC.




BDSM é o acrônimo de quatro palavras que se referem à uma prática sexual, um estilo de vida ou apenas uma forma de entretenimento adulto.

Bondage: Vem do verbo em inglês to bond, que em tradução literal quer dizer ligar, amarrar, prender ou imobilizar. O bondage engloba todas as práticas de imobilização que podem ser por cordas, algemas e roupas apertadas ou próprias para isso. Muitos dizem que as relações BDSM começam pelo bondage.

Dominação: Digo que enquanto o bondage é uma restrição física a dominação é uma restrição psicológica e social. Pela dominação que se estabelece a hierarquia da relação BDSM que envolve no mínimo um dominador (mestre, top, treinador, senhor, dom, também são termos usados) e um submisso (servo, escravo, boton, sub, entre outros termos)

Disciplina: É o conjunto de práticas que liga o dom ao sub e que servem para manter a relação de poder entre eles. O dominador sempre molda o submisso aos seus desejos e através da disciplina ele define como será esta rotina, que pode ser por apenas algumas horas, por dias ou até pela vida toda.

Sadomasoquismo: É a relação entre o sádico, quem gosta de causar dor, e o masoquista, quem sente prazer na dor. Esta dor pode ser física, psicológica ou até social, mas sempre estará sob controle através do SSC.


 Esta é a regra de ouro do BDSM e ninguém deveria praticá-lo sem ter isso em mente.

São: a relação sã é aquela em que ambos estão cientes da relação. O dominador jamais deve levar a relação a um nível que prejudique psicologicamente seu(s) dominados. E o submisso não vai abrir mão da sua individualidade fora da relação, deixando de trabalhar de interagir com a família e amigos ou até de se valorizar como pessoa.

Seguro: O dominador deve entender os limites físicos do seu submisso e não pode ultrapassá-los nem que o sub o peça. Se o submisso não se sentir seguro, não suportar ou não aceitar a prática ele DEVE usar uma Palavra de Segurança e o dominador DEVE obedecer este aviso imediatamente a fim de preservar a integridade psíquica e física de seu servo.

Consensual: Tudo que for feito entre os praticantes de BDSM deve ser consentido por todas as partes. A decisão deve ser sóbria e está acima de qualquer forma de dominação. Se durante a prática ocorrer algo que não foi combinado e o submisso não gostar ele deve usar a Palavra de Segurança.


Dentro das práticas BDSM existem dois papeis básicos o Dominador e o Submisso, sendo que um deles pode ser um Switcher. Estas posições podem ou não ser fixas. Elas também não estão condicionadas à uma posição sexual (ativo/passivo) ou gênero (incluindo suas expressões).

Dominador: Existem vários tipos de mestre com suas personalidade e práticas favoritas. Não existem muitas regras para ser um mestre, mas quanto mais segurança melhor. O sub não vai se sentir à vontade com um mestre que hesite demais ou que não saiba manter o controle.
Um submisso pode ter mais de um mestre, mas nestes casos eles têm uma hierarquia entre eles.

Submisso: Normalmente é quem obedece, mas nem sempre precisa ser alguém completamente subserviente pois existem mestres que gostam de sentir a resistência. Um dom pode ter vários subs e eles podem ou não ser dispostos hierarquicamente entre eles.
É o submisso que tem a palavra final na relação, ele que dita até onde ela pode ir pois é ele que se oferece para esta posição.

Switcher: há quem goste de ser tanto submisso quanto dominador. Pode ser na mesma sessão ou não. Pode ser com a mesma pessoa ou não. Até pode ser que seja sob determinadas condições.

Baunilha: Este é um termo usado no BDSM que se refere a tudo que é convencional, sexo, casal, uma prática, etc. Ele não é pejorativo, mas em algumas comunidades ele é bem excludente.

Esta foi a quinta da disciplina. Podem levantar e estejam prontos para prova.

 Mestre Borges

Ilustrações de Gengoroh Tagame 

Nenhum comentário:

Postar um comentário